Posta de 1,2 kgs de bacalhau Jumbo da Islândia regado com azeite do Douro
Tratando-se de cozinha regional, o Dan José, na Penha, em Guimarães, é sempre uma excelente opção. Há vários pratos na carta que merecem a subida ao alto da montanha sobranceira à Cidade Berço. Contudo, o Bacalhau com Broa – uma posta de 1,2 quilos – é mesmo um caso à parte, já distinguido com prémios.
Joaquim Martins, o proprietário, afirma que o truque é a qualidade, embora haja mais alguns, pequenos detalhes, “que não se ensinam”. “O bacalhau que uso aqui é Jumbo da Islândia, com pelo menos um ano e meio de cura”, assegura, apontado para a magistral posta do fiel amigo que atravessa a pingadeira de barro a todo o comprimento. A dose corresponde a uma posta de 1,2 quilos, acompanhada de batatas a murro e grelos, é comida para três adultos e não deixa muito espaço no estômago para sobremesas.
“As próprias batatas querem-se de qualidade e assadas ao sal. O prato leva o seu tempo, pelo menos meia-hora desde que o cliente pede. A pré-cozedura das batatas para ganhar tempo não dá o mesmo resultado”, avisa. Bem regada com azeite e recheada com broa de milho, a posta chega à mesa a brilhar como se de ouro se tratasse. “Esta crosta é feita com uma pasta de broa esmigalhada, alho picado, um pouco de colorau e muito azeite do bom”, desvenda. [ler mais]