Espaço emblemático de Guimarães mantém viva a tradição e ainda tem o mobiliário original. Se a antiguidade não bastasse para lhe garantir um espaço à parte entre os cafés vimaranenses, teria ainda a seu favor o facto de ali ter sido fundado o Vitória Sport Clube, em 1922.
Os vimaranenses dizem “no Milenário”, como se fosse o nome de uma rua ou de uma praça. Aquele espaço é parte de Guimarães. O Café Milenário celebra, este ano, 70 anos. Implantado entre o Largo do Toural e a Alameda de São Dâmaso, à sombra da Torre da Alfândega -aquela onde se lê “Aqui Nasceu Portugal” – o seu nome serve para referenciar aquele lugar.
O café é constituído por várias lojas unidas. E foi num desses espaços comerciais, na Chapelaria Macedo, que um grupo de jovens que ali se reunia para conversar sobre futebol e organizar jogos, fundou o Vitória. O dono da chapelaria, António Macedo, viria a ser o primeiro presidente do clube. Quem frequenta o Milenário conhece esta história e os que entram pela primeira vez podem lê-la na placa na parede. [ler mais]