Skip to content
mohan munasinghe_retrato

Mohan Munasinghe veio a Guimarães cantar música de embalar

Mohan Munasinghe quer convencer-nos de que quem nos irá guiar para “um futuro mais sustentável” serão países como a Rússia, que conduzem guerras de de expansão territorial, como julgávamos já não ser possível no século XXI. Além da Rússia, o professor está convencido que podemos contar com o Brasil, governado por Lula da Silva, um aliado de Putin. Claro que também podemos confiar na China, já que com a sua neutralidade inclinada também tem estado ao lado da Rússia na invasão à Ucrânia.

Tim Booth com a palavra James por trás

Saul Davis (James): “Vivemos num tempo em que tudo é possível, mas em que nada acontece”

Em contagem decrescente para o Festival Authentica, no Forum Altice Braga, onde os James atuam, no dia 7, o guitarrista, violonista e percussionista, Saul Davis, falou com o JN, para dizer que “genuinamente” ainda não sabe como vai ser o alinhamento, mas promete que nos concertos da banda “sempre acontecem coisas”. Garante que, depois de 43 anos no ativo, os James não sentem o apelo de abrandar e que depois deste último concerto de 2024, começam a trabalhar no próximo álbum.

Fachada do Centro Cultural Vila Flor

Novo diretor do Teatro Oficina: “a única coisa que vamos conseguir fazer é falhar”

O Teatro Oficina (TO) apresentou, ao fim da tarde desta terça-feira, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, Bruno dos Reis como o diretor convidado para dirigir os destinos da companhia nos próximos dois anos. O dramaturgo, encenador e artista multidisciplinar vem do GrETUA (Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro), cuja direção artística assumiu em 2018. Na apresentação, prometeu reinterpretar a forma como são feitas as Oficinas do Teatro Oficina (OTO), “criar condições para surgirem mais oportunidades para os jovens licenciados que querem entrar” e apostar na dramaturgia portuguesa contemporânea.

Equipa de investigação em IA da Univbersidade do Minho

Inteligência artificial é um “binóculo para ver na complexidade”

Na Universidade do Minho (UMinho) há estudantes de doutoramento em inteligência artificial (IA) que estão a desenvolver uma tecnologia que liberta os médicos do teclado do computador, para que possam focar-se nos doentes, as aplicações práticas da investigação que se faz no Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI) podem servir finalidades tão distintas como ajudar no diagnóstico médico ou melhorar a gestão das cidades.

campo de padel ao ar livre

Município de Guimarães subsidia evento do filho do presidente

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou por unanimidade, com a participação do presidente, na reunião do Executivo de dia 1 de julho, um subsídio de 40 mil euros à Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) para a organização de um torneio internacional de Padel, a realizar na praça da Plataforma das Artes. Todavia, o torneio, que acontece entre hoje e domingo, é apresentado na documentação da Federação Portuguesa de Padel, na publicidade ao evento e na própria comunicação do Município, como sendo organizado pela Lide Padel. Um dos sócios desta sociedade de direito privado, Pedro Emanuel Bragança, é filho do presidente da Câmara, Domingos Bragança.