A Associação de Desportos de Combate KTF, com atividade repartida entre a Cidade Berço e Vizela, e sede em Tabuadelo, está a usar as suas redes sociais para angariar militantes para o Partido Socialista, a pedido de Nelson Felgueiras, atual vereador do Desporto. As mensagens, dirigidas aos residentes em Guimarães, podem ser lidas num grupo de WhatsApp por atletas, pais e treinadores e incluem uma ficha de inscrição no partido.
“Vamos ajudar quem merece e nos tem ajudado”, lê-se no apelo, referindo-se ao vereador com a pasta do Desporto, Nelson Felgueiras.
“Vinha por este meio pedir a vossa ajuda. O vereador do Desporto precisa um pouco da nossa ajuda, como tem ajudado no que pode, cabe agora tentarmos retribuir”, escreve o presidente da KTF, na introdução da mensagem que segue acompanhada por um boletim de inscrição no Partido Socialista.
O texto pede que preencham a ficha anexa, juntarem um comprovativo de morada e entregarem ao próprio Ivo Cardoso.
Na época desportiva 2021/22, a KTF recebeu do Município apoios no valor de 16 mil euros, equivalente a 45% de todos os subsídios atribuídos a associações de artes marciais e desportos de combate no concelho. Ao longo da época 2022/23, a KTF recebeu da Câmara de Guimarães 19 mil euros, no mesmo período todas as outras coletividades do mesmo tipo receberam um total de 21 250 euros.
“O problema daquela mensagem é identificar-me como vereador, não foi nessa qualidade que fiz o pedido”
Nelson Felgueiras
Para o vereador Nelson Felgueiras esta situação não configura um favorecimento e reflete o trabalho da KTF. “Eu e Ivo somos amigos de longa data e foi nesse sentido que o abordei, tal como faço com muitas outras pessoas. O problema daquela mensagem é identificar-me como vereador, não foi nessa qualidade que fiz o pedido”, garante Nelson Felgueiras. Ivo Cardoso também nega que haja uma troca de angariação de militantes por apoios.
O treinador e presidente da KTF diz que a relação com o vereador “é de longa data” e que “estava a ajudar um amigo.”
Nas últimas eleições para a Concelhia de Guimarães do Partido Socialista, em outubro de 2022, Nelson Felgueiras integrou a lista liderada pela também vereadora Sofia Ferreira, apoiada pelo presidente da Câmara, Domingos Bragança.
Derrotado nas últimas eleições
Os militantes, contudo, escolheram para liderar o PS local, a lista encabeçada por Ricardo Costa, que venceu o escrutínio com 57% dos votos. O próximo ato eleitoral no PS de Guimarães será antecipado para janeiro de 2024 e, para serem elegíveis para votar, os novos militantes terão de estar inscritos até julho.
Nelson Felgueiras foi atleta da KTF antes de ir para universidade e continua federado. “Quando pode ele ainda vem treinar”, confirma Ivo Cardoso.
Publicado na edição online do Jornal de Notícias a 16-7-2023 e na edição em papel a 17-7-2023.