Skip to content
Home » Blog » “A história de Guimarães tem sido de conquista e caminha a par com a capital de distrito”

“A história de Guimarães tem sido de conquista e caminha a par com a capital de distrito”

Domingos Bragança
Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães e recandidato nas próximas autárquicas. Foto: Rui Dias

Domingos Bragança Salgado, atual presidente da Câmara de Guimarães, é natural de Pinheiro. Casado, tem três filhos e cinco netos. Licenciou-se em Economia pela Universidade de Coimbra, sendo especialista nas áreas da consultoria económica e financeira e elaboração de projetos de investimento de criação ou expansão de empresas na área industrial, enquadrados nos apoios da União Europeia. Durante oito anos, foi vice-presidente da Câmara, com os pelouros das Obras Públicas, Freguesias, Finanças Municipais, Património e candidaturas a apoio dos Fundos da União Europeia. A 29 de setembro 2013, foi eleito presidente da Câmara de Guimarães, com 47,61% dos votos, cargo que revalidou em 2017, com 51,52%.

Qual é o principal problema de Guimarães, aquele que, se for reeleito, vai procurar tratar de imediato?

O meu principal foco é a ligação ferroviária à futura estação do eixo ferroviário de alta velocidade. É um objetivo muito difícil, mas temos uma oportunidade única que é o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o facto de o Governo estar a trabalhar o Plano Ferroviário Nacional (PFN). É uma oportunidade para Guimarães e para os concelhos que ficam para o interior de Guimarães de ficarem ligados à alta velocidade.

Neste momento perdemos o alfa, não sabemos quando vai ser reposto e quando olhamos para as apresentações do PFN, não aparece lá desenhada a linha de ligação de Guimarães à alta velocidade?

Eu diria que Braga, Famalicão, Barcelos, Viana do Castelo, Aveiro, não trabalharam nada para o eixo da alta velocidade.  O eixo foi traçado no sentido de acompanhar toda a zona litoral. Porque este é o eixo ferroviário que corresponde ao traçado histórico. Quem tem que lutar é quem está fora do traçado de séculos. [ler mais]