Skip to content
Home » Blog » Município de Guimarães subsidia evento do filho do presidente

Município de Guimarães subsidia evento do filho do presidente

Associação que representa a hotelaria e a restauração recebeu apoio camarário para torneio de padel, mas a organização é de uma sociedade privada.

Alguns dos jogos do torneio decorreram na praça da Plataforma das Artes. Foto: Rui Dias

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou por unanimidade, com a participação do presidente, na reunião do Executivo de dia 1 de julho, um subsídio de 40 mil euros à Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) para a organização de um torneio internacional de Padel, a realizar na praça da Plataforma das Artes. Todavia, o torneio, que acontece entre hoje e domingo, é apresentado na documentação da Federação Portuguesa de Padel, na publicidade ao evento e na própria comunicação do Município, como sendo organizado pela Lide Padel. Um dos sócios desta sociedade de direito privado, Pedro Emanuel Bragança, é filho do presidente da Câmara, Domingos Bragança.

A Câmara Municipal sustenta que “a AVH apresentou-se como entidade organizadora do evento” na proposta que lhe chegou e que viria a ser aprovada. Contudo, é o próprio Município que, em diversos momentos, através dos seus canais de comunicação (redes sociais e email), faz afirmações como: “Guimarães prepara-se para acolher um dos eventos desportivos mais emocionantes do ano […] Organizado pela Life Padel e integrado no calendário da Federação Portuguesa de Padel”. Consultando o regulamento da prova, disponível na página da federação, lê-se logo na primeira linha: “O Life Padel organiza nos dias 11 a 15 de setembro…”

Perante estas evidências, a AVH insiste que é organizadora do torneio. A associação, criada para representar restaurantes, bares e empresas de hotelaria, afirma que o facto de ser mencionada nos cartazes como “apoio” se deveu a um “lapso da empresa de comunicação”. Questionada pelo JN sobre os bens e serviços que adquiriu com os 40 mil euros atribuídos pelo Município, a AVH não respondeu. A Câmara Municipal, porém, lembra que “o apoio concedido depende da apresentação do comprovativo das despesas efetuadas apenas pela AVH”.

Município culpa AVH

O presidente, Domingos Bragança, deu despacho à proposta que lhe chegou com: “Concordo – à próxima reunião”. Na votação o edil votou favoravelmente a atribuição do subsídio, juntamente com todos os outros vereadores, incluindo os da oposição.

A Life Padel, Lda é uma sociedade que tem por objeto a gestão de instalações desportivas, com sede na freguesia da Costa, em Guimarães, e tem dois sócios, ambos gerentes, José Raul Amaral e Pedro Emanuel Bragança. Este último é filho do presidente da Câmara, Domingos Bragança. A sociedade não respondeu às perguntas do JN. O Município defende que não deu nenhum subsídio a esta empresa, “nem a qualquer outra entidade que a AVH possa ter envolvido, cabendo essa responsabilidade e decisão apenas à associação”.

Esta notícia foi públicada nas edições online e em papel do Jornal de Notícias de 11 de setembro de 2024.