Skip to content
Home » Blog » Briteiros prepara-se para enchente a três dias do Rock no Rio Febras

Briteiros prepara-se para enchente a três dias do Rock no Rio Febras

Faltam três dias para o Rock no Rio Febras e, na pequena freguesia de Briteiros, do concelho de Guimarães, fazem-se os últimos preparativos para a maior enchente do ano.

O festival vai realizar-se num recinto mais amplo. São esperadas 10 mil pessoas. Foto: Maria João Gala/ GI

No sábado são esperadas 10 mil pessoas. A festa arranca às 16 horas, com um DJ set que tanto pode ser de Pedro Conde, como dos DJ’s residentes do Batô (Guilherme Estevão e Jorge Vieira) ou dos Les Dirty Two. Segundo a organização, “na hora eles decidem e vão gerindo as coisas ao longo do dia”. Os cabeças de cartaz, The Subways, estão alinhados para a madrugada de domingo, à 1 hora. Este ano, o evento realiza-se num novo espaço mais amplo, com muitas sombras e a frescura do rio Febras para ajudar a aguentar a parte diurna do festival.

A organização aconselha os festivaleiros a chegarem cedo para trocarem o passe por uma pulseira e lembra que essa é também a melhor forma de garantir estacionamento mais perto do recinto. Para quem quiser fugir da confusão e deixar o carro mais longe, está garantido o transporte por autocarros entre o Avepark e Briteiros. O festival avançou umas centenas de metros para um espaço maior – a Quinta da Ponte – e a entrada passa a fazer-se pelo recinto exterior do Museu de Cultura Castreja.

Quem quiser chegar durante a manhã, pode levantar a sua pulseira e depois aproveitar para visitar o Museu da Cultura Castreja (aberto até à meia noite), visitar a Citânia de Briteiros (um castro da Idade do Ferro), para percorrer a Rota da Citânia ou para ficar simplesmente a relaxar nas margens do Febras, no Parque Fluvial de Briteiros (o antigo recinto do festival).

Acaba quando a GNR chegar

Depois de os Dj´s darem o mote, a partir das 17 horas, no palco principal, apresentam-se os Sala 7, seguem-se Mustang, às 18 horas, Zebra Libra, às 19 horas, Imploding Stars, às 21.30 horas. The Legendary Tigerman atua às 23 horas e os The Subways sobem ao palco à 1 hora. “Como é imagem de marca do Febras, a partir do momento que a música começa, não pára nunca, já que bandas e DJ’s alternam continuamente até ser dia outra vez”, garante a organização. “O festival começa às 16 horas e termina quando a GNR chegar”, acrescenta, com a habitual nota de humor.

A organização do Rock no Rio Febras aconselha a que as crianças com menos de 10 anos só estejam no festival até às 20 horas e que usem equipamento de proteção auditivo.

Esta notícia foi publicada na edição online do JN de 24 de julho de 2024.